terça-feira, 30 de junho de 2009

Água doce e limpa: de "dádiva" à raridade*


Estudiosos prevêem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, vêem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.
Outro foco de dificuldades é a distância entre fontes e centros consumidores. É o caso da Califórnia (EUA), que depende para abastecimento até de neve derretida no distante Colorado. E também é o caso da cidade de São Paulo, que, embora nascida na confluência de vários rios, viu a poluição tornar imprestáveis para consumo as fontes próximas e tem de captar água de bacias distantes, alterando cursos de rios e a distribuição natural da água na região. Na última década, a quantidade de água distribuída aos brasileiros cresceu 30%, mas quase dobrou a proporção de água sem tratamento (de 3,9% para 7,2%) e o desperdício ainda assusta: 45% de toda a água ofertada pelos sistemas públicos.

Disponibilidade e distribuição
Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.
O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas. Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do Semi-Árido, onde os rios são pobres e temporários. Essa água, no entanto, é distribuída de forma irregular, apesar da abundância em termos gerais. A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do País tem disponível 6% do total da água.
Mesmo na área de incidência do Semi-Árido (10% do território brasileiro; quase metade dos estados do Nordeste), não existe uma região homogênea. Há diversos pontos onde a água é permanente, indicando que existem opções para solucionar problemas socioambientais atribuídos à seca.

Qualidade comprometida
A água limpa está cada vez mais rara na Zona Costeira e a água de beber cada vez mais cara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício - que chega entre 50% e 70% nas cidades -, e sem muitos cuidados com a qualidade. Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável (principalmente nas áreas densamente povoadas), em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola, que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental e da água.
Nas cidades, os problemas de abastecimento estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada – que atinge regiões de mananciais. Na zona rural, os recursos hídricos também são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora da bacia (mata ciliar) ser destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária. Não raramente, os agrotóxicos e dejetos utilizados nessas atividades também acabam por poluir a água. A baixa eficiência das empresas de abastecimento se associa ao quadro de poluição: as perdas na rede de distribuição por roubos e vazamentos atingem entre 40% e 60%, além de 64% das empresas não coletarem o esgoto gerado. O saneamento básico não é implementado de forma adequada, já que 90% dos esgotos domésticos e 70% dos afluentes industriais são jogados sem tratamento nos rios, açudes e águas litorâneas, o que tem gerado um nível de degradação nunca imaginado.

Alternativas
A água disponível no território brasileiro é suficiente para as necessidades do País, apesar da degradação. Seria necessário, então, mais consciência por parte da população no uso da água e, por parte do governo, um maior cuidado com a questão do saneamento e abastecimento. Por exemplo, 90% das atividades modernas poderiam ser realizadas com água de reuso. Além de diminuir a pressão sobre a demanda, o custo dessa água é pelo menos 50% menor do que o preço da água fornecida pelas companhias de saneamento, porque não precisa passar por tratamento. Apesar de não ser própria para consumo humano, poderia ser usada, entre outras atividades, nas indústrias, na lavagem de áreas públicas e nas descargas sanitárias de condomínios. Além disso, as novas construções – casas, prédios, complexos industriais – poderiam incorporar sistemas de aproveitamento da água da chuva, para os usos gerais que não o consumo humano.
Após a Rio-92, especialistas observaram que as diretrizes e propostas para a preservação da água não avançaram muito e redigiram a Carta das águas doces no Brasil. Entre os tópicos abordados, ressaltam a importância de reverter o quadro de poluição, planejar o uso de forma sustentável com base na Agenda 21 e investir na capacitação técnica em recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, além de viabilizar tecnologias apropriadas para as particularidades de cada região.

A água no mundo
A quantidade de água doce no mundo estocada em rios e lagos, pronta para o consumo, é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa. Apesar de parecer abundante, esse recurso é escasso: representa apenas 0,3% do total de água no Planeta. O restante dos 2,5% de água doce está nos lençóis freáticos e aqüíferos, nas calotas polares, geleiras, neve permanente e outros reservatórios, como pântanos, por exemplo.
Se em termos globais a água doce é suficiente para todos, sua distribução é irregular no território. Os fluxos estão concentrados nas regiões intertropicais, que possuem 50% do escoamento das águas. Nas zonas temperadas, estão 48%, e nas zonas áridas e semi-áridas, apenas 2%. Além disso, as demandas de uso também são diferentes, sendo maiores nos países desenvolvidos.

O cenário de escassez se deve não apenas à irregularidade na distribuição da água e ao aumento das demandas - o que muitas vezes pode gerar conflitos de uso – mas também ao fato de que, nos últimos 50 anos, a degradação da qualidade da água aumentou em níveis alarmantes. Atualmente, grandes centros urbanos, industriais e áreas de desenvolvimento agrícola com grande uso de adubos químicos e agrotóxicos já enfrentam a falta de qualidade da água, o que pode gerar graves problemas de saúde pública.

*Os textos compilados nesta seção foram originalmente publicados no Almanaque Brasil Socioambiental, cuja primeira edição está esgotada. Uma nova edição está prevista para 2007.
http://www.socioambiental.org/esp/agua/pgn/

VIDA LONGA AO PLANETA TERRA


Mudanças de clima, aquecimento global e escassez de recursos naturais já são realidade, mas é possível fazer muito para diminuir o impacto da ação do homem no meio ambiente

A atual campanha da organização não governamental (ONG) Greenpeace, uma das mais conhecidas e atuantes na área do combate à degradação do meio ambiente, traz uma série de imagens de violentas, tempestades, furacões e maremotos - ao som de My Way (Meu Jeito), canção do músico norte-americano Frank Sinatra - enquanto estampa os seguintes dizeres: "Lembra quando a sua geração disse que queria mudar o mundo? Parabéns, vocês conseguiram". Trata-se de uma crítica mordaz, que acusa a humanidade de ser a responsável pelas reviravoltas climáticas e transformações no curso dos fenômenos naturais. A temática vem sendo discutida em seminários, comissões técnicas, na comunidade acadêmica e na sociedade civil e divulgada em documentários - como o ganhador do Oscar deste ano Uma Verdade Inconveniente, do ex-vice presidente norte-americano Al Gore, que alerta para a ameaça do aquecimento global -, peças publicitárias, como a citada acima e diversos outros meios. Ou seja, o mundo mudou mesmo, mas não se trata apenas de revoluções de pensamento e costumes. O planeta não se comporta mais como há 50 ou 60 anos. As chuvas estão mais violentas e imprevisíveis, o clima esquentou, a água potável ameaça acabar e as tais calotas polares, segundo alguns, correm o risco de derreter.
Diante da realidade inegável, o que os habitantes deste planeta doente podem fazer? Segundo o doutor em astrofísica Gylvan Meira Filho, no que diz respeito à mudança de clima há três opções: "Não fazer nada, evitar que o clima mude - mesmo que parcialmente, e isso só seria possível deixando de emitir tantos poluentes - ou se adaptar à própria mudança, isto é, tentar diminuir o prejuízo que isso causa". Meira Filho, que atuou como presidente do Painel sobre Metodologias de Linhas de Base da Junta Executiva do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Kyoto - negociação internacional, realizada em 1996 e 1997, sobre o que cada país pode fazer para amenizar as conseqüências das intervenções do homem no planeta -, das três hipóteses, a primeira, que diz respeito a simplesmente cruzar os braços é, sem dúvida, a menos indicada. "É necessário levar em consideração os danos causados por essas mudanças", afirma. "Danos que não vão ocorrer hoje, mas daqui a 50 anos." Ainda de acordo com o astrofísico, tais questões relacionadas ao meio ambiente "chegaram para ficar", e exigem contrapartida. "Todo mundo vai ter de levar isso em conta. Os governos federais são importantes porque negociam os tratados internacionais, mas quem vai realmente fazer as coisas não é nem tanto o governo. Afinal, ele não é responsável por toda a emissão [de gases]." A sociedade tem, portanto, de entrar em cena. "O caso é mostrar às pessoas que com 3 graus a mais na temperatura média ninguém vai 'fritar', mas isso muda a vida, muda o mundo", alerta o astrofísico. "Um fator a mais que só vai complicar a vida das pessoas."

MUDANÇA DE PARÂMETROS
Complicar de que forma? Bom, pode-se começar pelo modo como esse aquecimento "enlouquece" o planeta. "O que acontece é que [com o aquecimento climático] se põe mais energia na atmosfera, mais calor", explica o ambientalista Paulo Nogueira Neto, membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). "Com mais energia, os fenômenos atmosféricos ficam mais violentos. As ondas de frio e as tempestades ficam muito mais fortes." Entre os exemplos citados pelo ambientalista está a mudança de certas regiões do país. "Diferentemente do que acontecia há dez anos, hoje em dia, raramente você vê geadas no interior de São Paulo. O clima está esquentando, e não só aqui, no mundo inteiro."
Para o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, especialista em questões que envolvem a floresta amazônica, é importante que as pessoas se convençam de que ecologia não é um assunto que deva se restringir a segmentos especializados da sociedade. Em outras palavras, não se trata de apenas um tema, é um aspecto da vida da própria sociedade. "Hoje, sabemos que economia e ecologia são uma coisa só", afirma. "E que a sociedade existe dentro de parâmetros termodinâmicos, físicos, biológicos, botânicos, zoológicos, climáticos etc. Em suma, as sociedades são entidades materiais, que produzem efeitos materiais, e interferem no planeta." Ainda segundo Viveiros de Castro, modelos econômicos são determinantes no modo como se convive com o planeta, uma vez que influenciam diretamente o estilo de vida das pessoas. "O capitalismo terá de se adaptar a novas circunstâncias", analisa. "Vamos ter de diminuir a expectativa de consumo mundial." Para tanto, o antropólogo sugere que modelos antigos sejam rompidos. "Existe no Brasil, por parte de vários setores da população brasileira - a começar pela elite, pela burguesia e pelo governo -, a idéia de que quando crescermos seremos, ou deveríamos ser, como os Estados Unidos. É uma espécie de objetivo. Agora, como se sabe, se todo mundo vivesse como os norte-americanos, precisaríamos de seis planetas Terra para dar conta desse padrão de consumo." E arremata: "Não dá para ter três carros na garagem, não dá para consumir a quantidade de energia elétrica que se consome. A espécie humana inteira vai ter de viver de maneira mais modesta".
Como se pode ver, o alvo a ser atacado é o excesso: de conforto, como pegar o carro para ir até a padaria da esquina; de consumo, sobretudo daqueles produtos embalados com camadas e mais camadas de papel ou plástico; e do gasto de água e energia, como ocorre com mangueiras ligadas por tempo indeterminado e banhos muito longos. Algumas pessoas vêm, no seu dia-a-dia, fazendo escolhas mais responsáveis. "A consciência da população em relação ao meio ambiente cresceu muito nas últimas décadas", afirma o professor da Universidade de Sorocaba (Uniso) Marcos Reigota, autor de diversos livros sobre educação ambiental - entre eles Verde Cotidiano - O Meio Ambiente em Discussão (DP&A Editora, 2001). "Já temos uma geração ou duas com as questões ambientais inseridas no cotidiano." No entanto, de acordo com Reigota, muitas vezes, um aumento de ações "ambientalmente corretas" não significa que a sociedade esteja enfrentando o modelo de desenvolvimento econômico que ameaça a saúde do planeta. "Não podemos confundir o acesso a mais informação com a definição de conscientização de Paulo Freire, aquela que diz que o conhecimento provoca ações de mudança social, cultural e política", comenta. "Se aplicássemos essa noção 'freireana' [ao processo de educação ambiental], eu seria um pouco menos otimista."

FUTURO MELHOR
Tal comportamento não é exclusividade dos mais jovens. Mesmo pessoas de uma geração que cresceu numa época em que a palavra ecologia nem sequer existia estão buscando maneiras de ajudar. A aposentada Edite Fraga, de 59 anos, é um dos exemplos. Moradora do bairro da Vila Romana, Zona Oeste de São Paulo, dona Edite não conta com o serviço de coleta seletiva. Mesmo assim, arrumou meios de diminuir seu lixo e dar um destino diferente e mais útil às embalagens dos produtos que consome. "Leio muito jornal e sei que a gente precisa agir de forma diferente hoje em dia", conta. "Por isso, parei de jogar tudo fora como se fosse descartável. Procuro usar na cozinha todos os potinhos plásticos dos produtos de supermercado, mas, como não dá para acumular tudo, passei a lavá-los e guardá-los na área de serviço. Faço o mesmo com latinhas de refrigerantes, garrafas plásticas e papelão. Até o próprio jornal, que adoro ler todas as manhãs, não vai mais para a lixeira." Na falta do serviço que coletasse esse material, dona Edite descobriu uma igreja próxima a sua casa que mantém um trabalho social de intermediação entre esse lixo e os postos de reciclagem. "Isso foi há uns três anos, desde então, toda vez que minha área de serviço fica que eu mal consigo entrar, ligo para eles." A aposentada conta que às vezes passa seus apuros. "Nem sempre eles vêm assim tão rápido, aí fico com sacos e pilhas de papel lá esperando. Mas fazer o quê? Vou jogar fora? Não dá..." E não dá mesmo. Afinal são embalagens que chegam a levar séculos para ser absorvidas. Segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e que podem ser encontrados no site do Governo do Estado, o plástico "circula" por mais de 100 anos na natureza, latinhas de alumínio demoram mais de mil anos e o vidro leva mais de 10 mil anos para desaparecer.
A empregada doméstica Ana Paula da Silva Souza, de 30 anos, é uma boa representante do uso racional da água. É hábito seu há muitos anos reutilizar a que sobra da máquina de lavar para a limpeza do quintal ou mesmo do banheiro. Uma maneira, como ela diz, de economizar financeiramente e ainda garantir que o bem não falte para seus filhos no futuro. "A água é muito importante para nós", diz. "Tudo o que você faz precisa de água: cozinhar os alimentos, tomar banho. Eu sei que a água potável vai ser difícil daqui uns anos, não vai ter mais como a gente tem hoje. Isso já foi até tema de uma matéria da revista do centro budista que freqüento há mais de 14 anos." Ana Paula explica que o hábito foi herdado da mãe, que para gastar menos na conta fazia o mesmo. No seu caso, porém, a consciência de que se trata de um bem finito se somou à economia financeira, e a fez ampliar essa filosofia para o seu trabalho e para os vizinhos e amigos. "Eu não fico só no meu mundo", diz. "Sempre que vejo alguém jogando água na calçada, paro e pergunto por que não usar a da máquina." Há quem lhe pergunte por que ela tem a mesma postura na casa onde trabalha. "Mas não se trata de eu economizar para minha patroa ou não, a questão é a do gasto exagerado da água mesmo", garante. A preocupação em passar essa visão para os filhos também é constante. "Eles têm tendência a desperdiçar. Talvez porque fiquem muito tempo sozinhos, já que eu e meu marido trabalhamos o dia todo. Mas quando estou em casa faço marcação cerrada, fico dizendo 'desliga esse chuveiro, olha a água, tá gastando muito'."

Fonte: http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/revistas_link.cfm?edicao_id=278&Artigo_ID=4302&IDCategoria=4909&reftype=2

Escassez dos recursos vai aumentar nas próximas décadas


O National Intelligence Council (NIC), um centro do pensamento estratégico do governo dos EUA, lançou o relatório “Global Trends 2025: A Transformed World “, onde refere que um “crescimento económico global sem precedentes – positivo em muitos aspectos – vai continuar a colocar pressão num conjunto de recursos altamente estratégicos, incluindo energia, alimentos, água, e a procura projectada vai facilmente ultrapassar os recursos disponíveis na próxima década e seguintes”.
O NIC identifica a escassez de recursos – terra, água, petróleo e alimentos, e, especialmente, o “ar” para as emissões de carbono – como a imagem de marca para o futuro do mundo. Onde a administração Bush via o modo de vida americano como não negociável, este relatório refere que uma mudança económica, social e cultural é fundamental e necessária.
Ao ler o relatório ficamos com dúvidas persistentes de que o mundo, e especialmente os EUA, será capaz de mudar rápido o suficiente. O NIC reconhece que uma transição energética do petróleo e gás precisa de estar “completa” em 2025. Mas os presidente dos EUA recém eleito, Barack Obama, espera que as emissões dos EUA estejam abaixo dos níveis de 1990 nessa data, uma meta que é menor que o necessário
Pelo menos 200 milhões de pessoas correm o risco de contrair doenças por comerem alimentos cultivados com recurso a água não tratada. A conclusão é de um estudo do Instituto de Gestão da Água Internacional, um órgão da ONU, que analisou o impacto da contaminação de alimentos com metais pesados e esgotos.
O problema é típico de muitos países menos desenvolvidos ou de rendimento intermédio, particularmente em países industrializados asiáticos, na África Sub-Sahariana e na América Latina. Havendo falta de água limpa, os agricultores utilizam água poluída, usualmente com a tolerância dos governos.
Este relatório vem reforçar o alerta da União Internacional para a Conservação da Natureza, que afirmou recentemente que os rios em todo o mundo estão gravemente poluídos, ao ponto de colapso iminente. Fonte: Guardian.

Lei punirá desperdiçador de água
Pode parecer esquisito o título, mas é isto mesmo! A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou o projeto de lei que prevê multa de R$ 1488,00 para quem for flagrado lavando calçadas, o carro ou aguando plnatas com a mangueira.
Para isto virar verdade, precisa apenas da sansão do governador. Ainda não foi definido quem fará esta fiscallização, o DAEE ou a Sabesp.
Alguns desafios que ficam na mente são: Se as companhias de abastecimento de água são as maiores desperdiçadoras de água no Brasil, como ficará? Elas também serão autadas? Se a Sabesp for a fiscalizadora, como fará com as perdas na rede de água em Sampa, que chegam a 30,8% da água tratada?

Qual o VALOR da água ?
Os favelados em Dar es Salaam pagam o equivalente a US$ 8 por 1.000 litros de água, comprados ao longo de um período de tempo e por lata. Na mesma cidade na Tanzânia, lares mais ricos ligados à rede de abastecimento municipal recebem a mesma quantidade por apenas 34 centavos de dólar. No Reino Unido, o mesmo volume de água custa US$ 1,62 enquanto nos Estados Unidos custa 68 centavos.
Os números de outros países confirmam a evidência: geralmente são os mais pobres que pagam mais por aquele que é o mais essencial de todos os recursos naturais. A água é escassa para uma grande parcela da população mundial: cerca de 1 bilhão de pessoas carecem de acesso à água limpa e 2,6 bilhões não dispõem de saneamento básico. Cerca de 5 mil crianças morrem diariamente por doenças ligadas à água, segundo a WaterAid, uma entidade beneficente com sede em Londres.
Se o número de pessoas que carecem de água potável segura fosse reduzido pela metade, ao custo de cerca de US$ 10 bilhões, o mundo se beneficiaria com US$ 38 bilhões de crescimento econômico anual, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). As disputas em torno dos direitos de água podem, segundo o Pnud, levar a conflitos -como em Darfur.
“A água absolutamente não possui um preço justo nem realista. Portanto as pessoas usam a água como se fosse um recurso gratuito para sempre. Este é o motivo para estarmos ficando sem água”, disse Peter Brabeck-Letmathe, executivo-chefe da Nestlé, o grupo alimentício. Ele alerta para uma crise iminente na qual as empresas lutarão para encontrar a água que precisam e serão forçadas a pagar muito mais caro por ela, se mais não for feito para conservar o recurso e distribuí-lo mais racionalmente.

Saiba como economizar água na sua casa


Nem sempre as causas da escassez de recursos naturais no planeta têm origem em decisões perversas da política e em interesses financeiros. Cada um de nós também tem sua parcela de culpa. E quando o assunto é o uso da água como recurso natural, essa culpa é bem grande. Veja algumas dicas de como não desperdiçar um bem tão precioso nas diversas atividades dentro da própria casa.

Vazamentos
Uma torneira mal fechada pode desperdiçar 46 litros de água em um dia. Com uma abertura de 1 ml, o fiozinho de água escorrendo será responsável pela perda de 2068 litros de água em 24 horas. No caso de vazamentos em vasos sanitários, verifique se há água escorrendo. Para isso, jogue cinzas, talco ou outro pó fino no fundo da privada e observe por alguns minutos. Se houver movimentação do pó ou se ela sumir, há vazamento. Outra forma de detectar um vazamento é através do hidrômetro (ou relógio de água) da casa. Para tanto, siga os seguintes passos:

1. Feche todas as torneiras e desligue os aparelhos que usam água na casa (só não feche os registros na parede, que alimentam as saídas de água).

2. Anote o número indicado no hidrômetro e confira depois de algumas horas para ver se houve alteração ou observe o círculo existente no meio do medidor (meia-lua, gravatinha, circunferência dentada) para ver se continua girando.

3. Se houver alteração nos números ou movimento do medidor, há vazamento.

4. Caso seja viável, instale redutores de vazão em torneiras e chuveiro.

Banho
Ao ensaboar-se, feche as torneiras. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Evite banhos demorados. Reduzindo 1 minuto do seu banho você pode economizar de 3 a 6 litros de água. Imagine numa cidade onde vivem aproximadamente 2 milhões de habitantes. Poderíamos ter uma economia de, no mínimo, 6 milhões de litros.

Vaso sanitário
Quando construir ou reformar, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas; ou utilize aquelas de volume reduzido. Não deixe a descarga do banheiro disparar (no caso de acionados por válvulas).

Torneiras
Instale torneiras com aerador ("peneirinhas" ou "telinhas" na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão, mas, na verdade, faz exatamente o contrário.

Louça
Lave as louças em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar. Use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isto ajuda a soltar a sujeira. Utilize água corrente somente para enxaguar.
Verduras
Para lavar verduras use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.

Roupa
Lave de uma vez toda a roupa acumulada. Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda. Ao esfregar a roupa com sabão, use um balde com água, que pode ser a mesma usada para manter a roupa de molho. Enquanto isso, mantenha a torneira do tanque fechada. Enxagüe também utilizando o balde e não água corrente. Se você tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágües. Caso opte por comprar uma lavadora, prefira as de abertura frontal que gastam menos água que as de abertura superior.

Jardins e plantas
Regar jardins e plantas durante 10 minutos significa um gasto de 186 litros. Você pode economizar 96 litros se tomar estes cuidados:

- Regue o jardim durante o verão pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação;

- Durante o inverno, regue o jardim em dias alternados e prefira o período da manhã;

- Use uma mangueira com esguicho tipo revólver;

- Cultive plantas que necessitam de pouca água (bromélias, cactos, pinheiros, violetas);

- Molhe a base das plantas, não as folhas;

- Utilize cobertura morta (folhas, palha) sobre a terra de canteiros e jardins. Isso diminui a perda de água;

Água da chuva
Aproveite sempre que possível a água de chuva. Você pode armazená-la em recipientes colocados na saída das calhas ou na beirada do telhado e depois usá-la para regar as plantas. Só não se esqueça de deixá-los tampados depois para que não se tornem focos de mosquito da dengue!

Carro
Substitua a mangueira por um balde com pano para retirar a sujeira do veículo. Lavar o carro com a torneira aberta é uma das piores e mais comuns maneiras de desperdiçar água.

Calçada
Evite lavar a calçada. Limpe-a com uma vassoura, ou lave-a com a água já usada na lavagem das roupas. Utilize o resto da água com sabão para lavar o seu quintal. Depois, se quiser, jogue um pouco de água no chão, somente para "baixar a poeira". Para isto, você pode usar aquela água que sobrou do tanque ou máquina de lavar roupas.

Mobilize seus amigos e vizinhos
Se você more em apartamento, estimule seus vizinhos a economizar água e cobre vistorias do condomínio. Assim você gasta menos e ainda ajuda o meio ambiente.

Fonte: Idec.org.br
maryvillano.blogspot.com/2009/03/saiba-como-e...