segunda-feira, 29 de junho de 2009

http://www.renovaveis.tecnopt.com

Energias Renováveis – o que são e porque utilizá-las


As energias renováveis são provenientes de ciclos naturais de conversão da radiação solar, que é a fonte primária de quase toda energia disponível na terra. Por isso, são praticamente inesgotáveis e não alteram o balanço térmico do planeta. As formas ou manifestações mais conhecidas são: a energia solar, a energia eólica, a biomassa e a hidroenergia. As principais características por tipo são:

Energia Solar – energia da radiação solar direta, que pode ser aproveitada de diversas formas através de diversos tipos de conversão, permitindo seu uso em aplicações térmicas em geral, obtenção de força motriz diversa, obtenção de eletricidade e de energia química.

Energia Eólica - energia cinética das massas de ar provocadas pelo aquecimento desigual na superfície do planeta. Além da radiação solar também têm participação na sua formação fenômenos geofísicos como: rotação da terra, marés atmosféricas e outros.
Os cata-ventos e embarcações a vela são formas bastante antigas de seu aproveitamento. Os aerogeradores modernos de tecnologia recente têm se firmado como uma forte alternativa na composição da matriz energética de diversos países.

Biomassa - a energia química, produzida pelas plantas na forma de hidratos de carbono através da fotossíntese - processo que utiliza a radiação solar como fonte energética - é distribuída e armazenada nos corpos dos seres vivos graças a grande cadeia alimentar, onde a base primária são os vegetais. Plantas, animais e seus derivados são biomassa. Sua utilização como combustível pode ser feita das suas formas primárias ou derivados: madeira bruta, resíduos florestais, excrementos animais, carvão vegetal, álcool, óleos animal ou vegetal, gaseificação de madeira, biogás etc.

Hidroenergia - energia cinética das massas de água dos rios, que fluem de altitudes elevadas para os mares e oceanos graças a força gravitacional. Este fluxo é alimentado em ciclo reverso graças a evaporação da água, elevação e transporte do vapor em forma de nuvens, naturalmente realizados pela radiação solar e pelos ventos. A fase se completa com a precipitação das chuvas nos locais de maior altitude. Sua utilização é bastante antiga e uma das formas mais primitiva é o monjolo e a roda dágua. A hidroenergia também pode ser vista como forma de energia potencial; volume de água armazenada nas barragens rio acima. As grandes hidrelétricas se valem das barragens para compensar as variações sazonais do fluxo dos rios e, através do controle por comportas, permitir modulação da potência instantânea gerada nas turbinas.

BENEFÍCIOS NA UTILIZAÇÃO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

Segundo Wolfgang Palz no seu livro Energia Solar e Fontes Alternativas, a energia solar recebida pela terra a cada ano é dez vezes superior a contida em toda a reserva de combustíveis fósseis. Mas, atualmente a maior parte da energia utilizada pela humanidade provém de combustíveis fósseis - Petróleo, carvão mineral, xisto etc. A vida moderna tem sido movida a custa de recursos esgotáveis que levaram milhões de anos para se formar. O uso desses combustíveis em larga escala tem mudado substancialmente a composição da atmosfera e o balanço térmico do Planeta provocando o aquecimento global, degelo nos pólos, chuvas ácidas e envenenamento da atmosfera e todo meio-ambiente. As previsões dos efeitos decorrentes para um futuro próximo, são catastróficas. Alternativas como a energia nuclear, que eram apontadas como solução definitiva, já mostraram que só podem piorar a situação. Com certeza, ou buscamos soluções limpas e ambientalmente corretas ou seremos obrigados a mudar nossos hábitos e costumes de maneira traumática.
A utilização das energias renováveis em substituição aos combustíveis fósseis é uma direção viável e vantajosa. Pois, além de serem praticamente inesgotáveis, as energias renováveis podem apresentar impacto ambiental muito baixo ou quase nulo, sem afetar o balanço térmico ou composição atmosférica do planeta.
Graças aos diversos tipos de manifestação, disponibilidade de larga abrangência geográfica e variadas possibilidades de conversão, as renováveis são bastante próprias para geração distribuída e ou autônoma. O desenvolvimento das tecnologias para o aproveitamento das renováveis poderão beneficiar comunidades rurais e regiões afastadas bem como a produção agrícola através da autonomia energética e conseqüente melhoria global da qualidade de vida dos habitantes. Certamente diminuiria o êxodo rural e a má distribuição de renda, dos quais nosso país tem péssimos quadros. Infelizmente, o Brasil tem investido muito pouco no desenvolvimento de tecnologias de aproveitamento dessas fontes, das quais é um dos maiores detentores em nível mundial. Fica a pergunta: Até quando seremos "o país do futuro" se não investirmos nele?

Fonte:http://www.aondevamos.eng.br/textos/texto08.htm

http://www.seplan.go.gov.br/energias/down/apresentacoes/energias%20renov%C3%A1veis%20no%20brasil%20laura%20porto.pdf

Água - A economia que faz sentido


Ao colocar a teoria em prática e reduzir o consumo do precioso líquido, a garotada compreende as campanhas contra o desperdício.
A água é um recurso finito e não tão abundante quanto pode parecer; por isso deve ser economizada. Essa é uma noção que só começou a ser difundida nos últimos anos, à medida que os racionamentos se tornaram mais urgentes e necessários, até mesmo no Brasil, que é um dos países com maior quantidade de reservas hídricas — cerca de 15% do total da água doce do planeta. Não é por acaso que cada vez mais pessoas e organizações estão se unindo em defesa de seu uso racional. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no século 20 o uso da água cresceu duas vezes mais que a população. A situação é tão preocupante que existe quem preveja uma guerra mundial originada por disputas em torno do precioso líquido.
Para não se chegar a esse ponto, a saída é poupar — e o esforço tem de ser coletivo. "São questões de comportamento e atitude que se encontram no centro da crise", diz o relatório da ONU sobre água no mundo. Muitas vezes as crianças têm maior consciência do problema do que seus pais, graças às escolas. O momento atual é muito oportuno para investir ainda mais no trabalho em sala de aula, porque a discussão está na ordem do dia. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu a água como tema da Campanha da Fraternidade de 2004 e o governo federal instituiu o Sede Zero, um programa vinculado ao Fome Zero.

Seca e pobreza

Em âmbito mundial, a ONU determinou o período entre 2005 e 2015 como Década Internacional da Água pela Vida. No próximo ano, os líderes políticos mundiais devem apresentar um plano de administração dos recursos hídricos do planeta. Em 2015 pretende-se atingir a meta de reduzir à metade (em relação a 2000) o número de pessoas sem acesso a água de boa qualidade, que hoje supera 1 bilhão — cerca de um sexto da população global. No Brasil, prefeituras de 19 regiões metropolitanas enfrentam dificuldades de fornecimento.
A idéia de que sobra água no mundo se deve ao fato de que ela ocupa 70% da superfície terrestre. Mas 97,5% deste total é constituído de água salgada. Dois terços do restante se encontram em forma de gelo, nas calotas polares e no topo de montanhas. Se considerarmos só o estoque de água doce renovável pelas chuvas, chegamos a 0,002% do total mundial.
Mesmo a suposta fartura hídrica do Brasil é relativa. A região Nordeste, com 29% da população, conta com apenas 3% da água, enquanto o Norte, com 7% dos habitantes, tem 68% dos recursos. Até na Amazônia, pela precária infra-estrutura, há pessoas não atendidas pela rede de distribuição. Portanto, a questão muitas vezes não se resume à existência de água, mas às condições de acesso a um bem que deveria ser universal.
Somados os dois problemas, resulta que 40% da população mundial não conta com abastecimento de qualidade. Cinco milhões de crianças morrem por ano de doenças relacionadas a escassez ou contaminação da água. Sujeira é o que não falta: 2 milhões de toneladas de detritos são despejadas em lagos, rios e mares no mundo todo dia, incluindo lixo químico e industrial, dejetos humanos e resíduos de agrotóxicos.

O papel da educação

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) citam a importância de um projeto educacional para a preservação dos recursos naturais. Segundo suas diretrizes, é essencial falar sobre a economia de água, abordando hábitos na escola e em casa. Exemplo: uma torneira aberta enquanto se escova os dentes leva ao desperdício de até 50 litros de água tratada.
Mesmo com a orientação, na maioria das escolas não se desenvolvem programas de uso racional desse recurso. "Os professores têm dificuldade de perceber as relações da teoria com o uso da água no cotidiano", afirma a consultora Sonia Muhringer, uma das autoras dos Parâmetros em Ação na área de Meio Ambiente. Para ela, outra falha no ensino do tema é tratá-lo sob um só aspecto. "Devia-se falar sobre esse assunto de forma interdisciplinar, não apenas em Ciências mas também em Matemática, História e sob o enfoque da ética."
O engenheiro Flávio Augusto Scherer concluiu em agosto do ano passado uma tese na Universidade de São Paulo (USP) e comprovou a falta de programas de conscientização do uso da água nas escolas brasileiras. "Dá para contar nos dedos as que adotaram algum projeto", afirma o especialista. O estudo contém orientações para as escolas obterem bons resultados com atividades nesse sentido (leia quadro abaixo).
Tão importante quanto a mudança nas instalações hidráulicas, na opinião de Scherer, é o investimento na capacitação de professores, diretores e funcionários. Somente se estiverem bem preparados os educadores podem agir de modo eficiente na formação de uma cultura contra o desperdício. Um dos projetos que Scherer considera exemplar é o do Centro Educacional São Camilo, em Cachoeiro do Itapemirim (ES).
A escola contou com a consultoria da organização não governamental Água e Cidade, de Curitiba. A ONG fornece aos alunos revistas em quadrinhos contra o desperdício de água enquanto os professores recebem um manual e passam por um curso de 20 horas para saber como transformar conhecimentos teóricos em exemplos práticos a serem apresentados na sala de aula. "A idéia do projeto é orientar o professor a aplicar o tema da água no cotidiano", diz Noemia Frison, gerente nacional da Água e Cidade.
No São Camilo, o programa batizado de Gota d'Água começou em 2002. A coordenação do projeto fez uma parceria com empresas privadas para a troca de torneiras manuais por automáticas nas pias e nos mictórios e a colocação de caixa acoplada nos vasos sanitários. "Em cinco meses, o consumo de água tinha baixado em 60%", diz a diretora Eliane Bettecher. A marca, contudo, é resultado muito mais do trabalho de mobilização feito pelos funcionários e alunos do que da troca de equipamentos. Os professores basearam o projeto nas dúvidas e necessidades apresentadas pelas turmas, que orientaram o programa para todas as classes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. As atividades envolveram várias disciplinas, entre elas Matemática, Ciências e História.

Informação e criatividade

Na prática, a garotada passou primeiro por uma familiarização com a questão da água. Crianças e jovens acompanharam a medição do consumo nos hidrômetros e fizeram cartazes com avisos contra o desperdício. Em seguida, a criatividade entrou em campo. As classes de Educação Infantil participaram de um espetáculo de dança. As da 6ª e 7ª série e do Ensino Médio montaram uma peça de teatro. Estas últimas ficaram responsáveis ainda pela criação de um mural com poesias e pela composição do samba-enredo do bloco da escola, o Acadêmicos do São Camilo, apresentado no desfile carnavalesco da cidade do ano passado.
A coordenadora do programa, Adriana Penedo, diz que alguns jovens tiveram como desafio enfrentar a cultura do desperdício trazida de casa. Hoje o programa ganhou adesão de praticamente toda a garotada e expandiu-se para as famílias. Anualmente, o colégio promove a Gincana SOS Água, durante a qual se acompanha a conta de água da casa dos alunos por seis meses. As 6ª e 7ª séries analisam os boletos residenciais e da escola, com gráficos.
O programa do São Camilo atingiu a comunidade também com panfletagem nas ruas. O projeto se estendeu para outros 34 colégios públicos e particulares de Cachoeiro do Itapemirim, sob coordenação da escola. Os moradores de cidades próximas presenciaram palestras sobre economia de água, ministradas pela turmas do Ensino Médio.

Conscientização precede reformas

Em São Paulo, a Escola Estadual Oscar Thompson criou um programa educacional integrado para a economia de água. Em Ciências, as classes de 5ª a 8ª séries selecionaram fotos sobre o tema e analisaram a música Planeta Água, de Guilherme Arantes. A interpretação de gráficos e cálculos de porcentagem do consumo de água da casa dos alunos foram assunto das aulas de Matemática. Em Artes, a garotada elaborou o logotipo do programa. Na aula de Língua Portuguesa, a turma leu reportagem sobre o tema e escreveu uma redação. Em Geografia e História, os professores vão abordar fluxos migratórios, já que muitos brasileiros saem de suas regiões por causa de fenômenos ligados à água, como a seca nordestina.
Revisão hidráulica
Para que a escola economize água, a primeira providência sugerida pelo engenheiro Flávio Augusto Scherer é a revisão do sistema hidráulico do prédio. Assim é possível identificar possíveis vazamentos. Segundo o professor Orestes Gonçalves, do Programa de Uso Racional da Água (Pura) da USP, um bom método é separar os hidrômetros de cada ambiente, para determinar com mais clareza onde há desperdício e como enfrentá-lo. O trabalho exige mão-de-obra qualificada. A segunda medida possível é a troca de peças tradicionais por modelos que economizam.

Conheça equipamentos indicados pelo engenheiro Ricardo Chain, da Sabesp, e por Orestes Gonçalves.

• Arejador: Rosca interna adicionada à torneira que libera água e ar ao mesmo tempo e torna a vazão constante. Em caso de torneiras de alta pressão, a economia chega a 90%. Custa em média15 reais.
• Torneira de fecho automático: Fica aberta por um curto período de tempo, permitindo diminuir o consumo em 20%. Custa cerca de 135 reais.
• Torneira de fecho eletrônico: Equipamento regulado por sensor, que economiza o dobro de uma torneira automática. Custa no mínimo 400 reais.
• Válvula de descarga automática para mictório: Equipamento instalado em banheiros masculinos, que fecha sozinho. A economia é de 50% em relação a uma descarga convencional. Custa em média 135 reais.
• Bacia sanitária acoplada com caixa d'água: Libera apenas seis litros de água por descarga, reduzindo o consumo em 50%. Custa cerca de 110 reais.
• Regulador de vazão: Diminui a quantidade de água liberada pelo chuveiro. É recomendado para sistemas com aquecimento central. Economiza 60%. Custa 15 reais.

Carros elétricos, flex e novas tecnologias na recuperação do setor automotivo



Carros elétricos, flex e novas tecnologias na recuperação do setor automotivo
Queda da produção global de veículos leves, mas incremento de híbridos, elétricos a bateria e dos movidos a biocombustível
15/04/09 - Automotive Business*
O desenvolvimento de tecnologias para reduzir emissões e aumentar a eficiência energética tornou-se regra para os fabricantes de veículos elevarem a competitividade das marcas a partir de agora. O alerta veio de especialistas que participaram dia 13 de abril, em São Paulo, do Simpósio SAE Brasil de Novas Tecnologias na Indústria Automobilística.
Jaime Ardila, presidente da General Motors para o Mercosul, enfatizou a importância dos carros híbridos e elétricos para o futuro da matriz norte-americana. A montadora possui hoje oito projetos inovadores nessa área e lançará em 2010 o elétrico Volt, que utiliza baterias recarregáveis. O executivo destacou que o Brasil é considerado o terceiro maior mercado no mundo para a GM, atrás da China e dos Estados Unidos. Ele estima que a produção local da empresa poderá alcançar um milhão de veículos até 2015.
“Até 2012 toda a linha de veículos será renovada, com o suporte do centro de tecnologia no Brasil, que é um dos cinco que a corporação possui em todo o mundo”, afirmou. Ardila confirmou a manutenção de investimentos de US$ 1,5 bilhão no Brasil, em novos produtos e projetos como a fábrica de motores em Joinville, SC. Ele projeta a produção de 2,7 milhões de veículos no País este ano e garante que a operação da GM vai ganhar dinheiro na região.

Elétricos da Fiat e Mitsubishi

Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto da Fiat Automóveis, destacou o projeto do Pálio elétrico, que envolve a produção de 50 unidades em parceria com concessionárias de energia até 2010.
“Apesar de ainda não ser viável a fabricação do carro em larga escala, já que ele custaria cerca de R$ 70 mil, o programa permite o desenvolvimento de tecnologias”, explicou. Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi no Brasil, apresentou o projeto do elétrico i-MiEV, desenvolvido no Japão. “Trata-se de uma solução para uso urbano viável a curto prazo, com emissões próximas de zero e custo operacional inferior a carros equipados com motores a combustão” - afirmou. Já existem 200 unidades do veículo rodando no Japão e no Brasil a previsão é testar o modelo em 2010.

Carro verde da VW

José Luiz Loureiro, gerente executivo de Engenharia de Veículos da Volkswagen, apresentou o conceito BlueMotion, que responde a questões como eficiência, baixo consumo e redução de emissões. “É um pacote de soluções para carros ecologicamente corretos”, destacou. O Polo, que será produzido dentro desse conceito, ficou 26 kg mais leve, traz relações de transmissões alongadas e sistema de direção elétrico-hidráulico, que diminui consumo. Foram escolhidos pneus ‘verdes’ para o veículo, que garantem menor resistência à rolagem. “É um carro de nicho e a receita já está disponível”, disse o diretor da Volkswagen, que pretende produzir 300 unidades do veículo por ano.

Novidades de sistemistas

Besaliel Botelho, vice-presidente da Bosch, lembrou que o Brasil avança com o sistema flex e agora parte para eliminar o tanque suplementar de gasolina para permitir a partida a frio. A Bosch investe de 7 a 8% do faturamento em inovação tecnológica e participou ativamente no desenvolvimento do Nano. Gábor Deák, presidente da Delphi, reconheceu os híbridos como tendência internacional de economia de combustível e apontou que a redução do IPI aqueceu mais as vendas dos carros grandes e importados do que dos populares, com motor de um litro.
Virgílio Cerutti, presidente da Magneti Marelli, afirmou que Brasil comporta espaço para crescimento da frota. “O Brasil está preparado para absorver veículos com maior conteúdo e promoverá um ‘up grade’ tecnológico nos próximos anos”, disse.

Projeções globais

Marcelo Cioffi, sócio da PriceWaterHouse Coopers, apresentou um estudo sobre megatendências globais que vão causar impacto sobre a cadeia automotiva, como declínio global do mercado, viabilidade de negócios, preservação do meio ambiente, regulamentação e expansão dos BRICs. Para o consultor, a crise internacional deve reduzir a produção global de veículos leves para 54,9 milhões em 2009 – o nível mais baixo desde 1999.
“A falta de recursos e crédito no varejo está atingindo as montadoras”, disse Cioffi. O executivo acredita que a indústria concentrará atenção em projetos de pesquisa e desenvolvimento capazes de trazer maior retorno. Ele assegura que Brasil, China e Índia devem ser os países menos afetados pela crise e acredita que os Estados Unidos possam se recuperar mais depressa do que os demais.

Financiando a inovação

Haroldo Prates, chefe do Departamento da Indústria Pesada do BNDES, disse que o setor automotivo é um investidor expressivo na área de inovação. Em 2008, o banco destinou R$ 4,6 bilhões a projetos automotivos. “O banco oferece recursos subsidiados a empresas para estimular a pesquisa e desenvolvimento por meio de duas linhas: de apoio à inovação tecnológica e outra ao capital inovador", informou.

Novidades das montadoras

Ricardo Munerato, advanced engineering manager da Ford, acredita que produto ‘velho’ não tem mais espaço e o ideal é preservar os centros de criação para as empresas sobreviverem e se fortalecerem internamente. “Temos de trabalhar em inovação e encontrar formas de continuar investindo”, aconselhou.
Mauro Simões, gerente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, apresentou soluções para veículos comerciais que trabalham na área urbana, como transmissões automatizadas e transmissões híbridas. Ele aposta no avanço dos biocombustíveis como solução para diminuir as emissões. Já Marc Barral, diretor de Engenharia da Renault, apresentou no simpósio soluções inovadoras como o Active Drive, implantado no novo Laguna para facilitar manobras de estacionamento e melhorar a segurança ativa.

* Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia_det.asp?id_noticia=3333

Ônibus sem poluentes


Ônibus brasileiro movido a hidrogênio começa a rodar em São Paulo
O primeiro ônibus brasileiro equipado com células a combustível a hidrogênio foi fabricado em Caxias do Sul e começará a rodar na cidade de São Paulo ainda neste mês de abril
09/04/09 - Redação do Site Inovação Tecnológica
O hidrogênio é considerado o combustível mais promissor quando se estudam alternativas ao petróleo para uso em transportes. A célula a combustível é um dispositivo que utiliza o hidrogênio para gerar eletricidade. A eletricidade alimenta os motores elétricos do veículo, emitindo apenas água como subproduto - não há poluentes.
O primeiro ônibus movido a célula de combustível a hidrogênio tem 12 metros de comprimento, capacidade para até 63 passageiros (1 motorista / 29 sentados / 32 em pé / 1 cadeirante), ar-condicionado e piso baixo para maior conforto e segurança dos passageiros.

Sistema igual ao da Fórmula 1

A tração elétrica do ônibus é alimentada de forma híbrida, usando tanto a energia de baterias recarregáveis quanto a eletricidade provinda das células a combustível. Ele possui ainda um sistema regenerativo para recuperação de energia cinética durante as frenagens (KERS), o mesmo sistema utilizado nos carros de Fórmula 1.
A potência total do sistema é de 230 kW e o consumo de hidrogênio deverá ficar em cerca de 15 quilogramas para cada 100 quilômetros rodados. A autonomia do ônibus a hidrogênio é de 300 km.
O combustível para o ônibus - o hidrogênio - será produzido em São Bernardo do Campo, por meio de uma parceria com a Petrobras. O hidrogênio é produzido por eletrolisadores da água, que têm a função de separar as moléculas de oxigênio e hidrogênio, aproveitando este último como combustível.

Vilão

Embora os projetos de veículos movidos a hidrogênio tenham sido alvo de grande interesse no período recente, quando o petróleo superou a barreira dos US$100,00 por vários meses, a queda atual do preço do barril torna economicamente inviáveis todas as alternativas disponíveis para sua substituição em veículos.
Ainda assim, o uso do hidrogênio como combustível é uma alternativa interessante do ponto de vista ambiental e as pesquisas devem continuar para que se possa baratear a tecnologia e chegar a opções mais interessantes também do ponto de vista econômico.

Hidrogênio de fontes sujas

Outro grande problema dos veículos a hidrogênio é a produção do hidrogênio. A eletrólise da água é um processo intensivo em energia, tornando o combustível caro demais e deixando negativo o balanço geral de consumo de energia dessa alternativa de combustível.
Além disso, a maioria do hidrogênio produzido industrialmente hoje no mundo é fabricado a partir do gás natural, um combustível fóssil como o petróleo.
Uma das alternativas mais promissoras para resolver esse impasse é a chamada "fotossíntese artificial", por meio da qual os cientistas estão tentando produzir hidrogênio com a utilização da luz solar.

Ônibus nacional movido a hidrogênio

O primeiro ônibus nacional movido a hidrogênio vai trafegar no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara), um ponto ideal para este tipo de experimento devido à alta concentração de emissões.
Além disso, na via exclusiva o veículo pode desenvolver velocidade média superior a 25 km/h, o que favorece atingir rapidamente a quilometragem que permite avaliar seu desempenho de forma mais aproximada. Este trabalho será feito ao longo de 2009 e 2010.

Tecnologia nacional

O projeto de construções de ônibus a hidrogênio no Brasil é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e conta com a parceria da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, de São Paulo), a GEF (Global Environment Facility) e da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).
Este é o primeiro de quatro ônibus a hidrogênio previstos no projeto.
O Brasil é o quarto país no mundo a deter a tecnologia de fabricação de ônibus de transporte de passageiros movido a hidrogênio (os outros são os EUA, Alemanha e China).

Bicicletas lutam por espaço nas ruas da China


Rainha das ruas de Pequim durante anos, a bicicleta briga para manter seu espaço nas ruas já dominadas pelos carros, que vieram com o desenvolvimento tardio do país e crescimento do poder aquisitivo da população.
De 1995 a 2005, a frota de bicicletas na China caiu 35%, de 670 milhões para 435 milhões, enquanto que os carros privados mais que dobraram, de 4,2 milhões para 8,9 milhões.
Diariamente, entram em circulação na capital, Pequim, mil novos carros, em média. E as perspectivas não são boas. As autoridades locais acreditam que o número de automóveis continuará crescendo cerca de 10% ao ano ao longo das próximas décadas.
A proporção de carros por habitantes na cidade é praticamente a mesma de São Paulo. Com mais de 11 milhões de pessoas, Pequim tem uma frota de 3,29 milhões de carros, cerca de 3,3 habitantes por veículo. A capital paulista possui quase 19 milhões de habitantes e mais de 6 milhões de automóveis, uma relação de 3,1 moradores por carro.
A opção de transporte sobre duas rodas, no entanto, ainda se mantém popular no país das Olimpíadas, maior produtor de bicicletas do mundo. Apesar do declínio de 3,6% das vendas em 2007, a China ainda é o maior mercado mundial de bicicletas, com 28 milhões de unidades vendidas no ano passado.
Medidas emergências pré-Olimpíadas
As medidas recentes adotadas pelo governo de Pequim de reduzir o uso de carro nas ruas tem inclusive incentivado alguns motoristas a tirarem as bicicletas da garagem. Segundo a agência de notícias Xinhua, uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas de Opinião Pública e Fatos Sociais da cidade mostra que 24% dos motoristas adotaram a ‘magrela’ desde o início das restrições, no dia 20 de julho.
Em 2006, existiam 881 fabricantes de bicicletas na China, que produziram mais de 67 milhões de bicicletas normais e elétricas. Em termos de novos mercados, a China ainda tem boas prospecções. Dados do chnci.com mostram que, atualmente, a produção anual global de bicicletas é de 120 a 130 milhões de unidades, com uma demanda de 100 a 120 milhões.

Brasil e o uso de bicicletas nas cidades

O Brasil, apesar do potencial de utilização deste meio de transporte, está longe da realidade chinesa. Somente o total de bicicletas vendidas na China em 2007 representa um terço da frota brasileira, calculada em cerca de 75 milhões, segundo dados do Ministério das Cidades, de abril de 2007.
Em fins de 2004, o Brasil era o terceiro maior fabricante mundial de bicicletas, com cerca de 5,5 milhões de unidades, praticamente a metade da produção do segundo colocado, a Índia, com 10 milhões, conforme dados da Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
O pouco valor dado à bicicleta como alternativa de transporte tem levado o Brasil a investir poucos recursos em infra-estrutura nesta área. Enquanto países como a Holanda tem mais de 16 mil quilômetros de infra-estrutura cicloviária, somente em estradas, e mais de 18 mil quilômetros em suas cidades, o Brasil tem apenas 2,5 mil quilômetros.
“Isto representa que um país com um quinto do território do Estado de Santa Catarina, consegue ter quatorze vezes mais infra-estrutura neste campo do que o Brasil, com 8,5 milhões de km²”, destaca o caderno 1 da coleção Bicicleta Brasil, do Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, do Ministério das Cidades.
Segundo informações da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, desde 2003 foram investidos cerca de R$ 4,7 milhões em infra-estrutura em 25 cidades, através do Programa Bicicleta Brasil. Os municípios que mais utilizaram recursos foram Palmas (TO), Amparo (SP) e Aracaju (SP). As maiores redes cicloviárias brasileiras estão no Rio de Janeiro (RJ), com 140 km; Curitiba (PR), com 120 km, e em Colombo (PR), com 95 km.
O diretor do Centro de Transporte Sustentável (CTS) do Brasil, Luis Antonio Lindau, chama a atenção para o problema do transporte urbano como um todo. O sistema de infra-estrutura para ciclistas no país consegue ser cinco vezes maior que o de corredores de ônibus. “O que discutimos hoje mundialmente é a integração do uso da bicicleta com o transporte coletivo”, afirma, lembrando que Porto Alegre tem uma proposta de plano diretor cicloviário de 400 km.
Além da infra-estrutura, porém, fatores culturais, educacionais e de segurança não contribuem para o uso da bicicleta no país, na opinião da arquiteta Vera Lúcia Gonçalves, do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). “Muita gente não a usa por causa da velocidade dos automóveis, conflitos com ônibus, ausência de espaço seguro para estacionar e conflitos com o pedestre”, afirma.
Fonte:www.carbonobrasil.com/?id=608686

Meios de transporte são responsáveis por 90% da poluição em SP
Os mais atingidos são as crianças e os idosos, que têm um sistema imunológico frágil e são mais vulneráveis a certas doenças cardíacas e respiratórias
Recém-nascidos menores e mais magros. Aceleração do processo de estreitamento das artérias - estágio inicial de muitas doenças cardíacas. Doenças respiratórias. Todos esses são problemas aos quais a população da região metropolitana de São Paulo está sujeita diante da poluição do ar que respira.
Mesmo com todas essas conseqüências, nesta quinta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a cidade de São Paulo (SP) ganha de presente 800 carros novos, segundo a média de emplacamentos verificada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). No último dia 21 de fevereiro, a capital paulista atingiu a marca de seis milhões de veículos nas ruas. Se a média foi mantida, hoje, a cidade alcança cerca de 6.084.000 automóveis.
A situação mostra-se mais grave ainda pois, segundo dados da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), os meios de transportes são responsáveis por 90% da poluição de São Paulo.
Segundo o epidemiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Nelson Gouveia, que há quinze anos estuda os efeitos dos gases poluentes nas populações que vivem em grandes cidades, a situação da saúde da população só piora diante dos seguidos índices recordes de congestionamento. Eles contribuem para aumentar as emissões, já que, quanto maior a lentidão dos veículos, mais gases poluentes os veículos lançam na atmosfera. “A situação é complicada. A cidade não tem um planejamento adequado. Tanto a população, quanto o poder público são responsáveis pela atual situação”, diz. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), nos últimos 10 anos, o número de veículos cresceu 25%, enquanto a infra-estrutura urbana aumentou apenas 6%.


Problema de saúde pública

Segundo o pesquisador, os mais atingidos pela baixa qualidade do ar em São Paulo são as crianças e os idosos. As pessoas nessas faixas etárias têm um sistema imunológico frágil e são mais vulneráveis a certas doenças cardíacas e respiratórias. “Porém, como os habitantes da cidade estão expostos diariamente aos altos índices de poluição, todos são afetados de uma forma ou de outra”, afirma Gouveia.
Uma das pesquisas realizadas por Gouveia verificou que as gestantes paulistanas que ficaram expostas a taxas maiores de poluição durante o primeiro trimestre de gravidez tiveram bebês com peso menor que as outras gestantes.
Para cada parte por milhão (ppm) de monóxido de carbono (CO) a que as mães ficaram expostas, houve redução de 23 gramas no peso do recém-nascido.
A pesquisa envolveu 179 mil recém-nascidos. Foram excluídos da análise os bebês prematuros - de gestação com menos de 37 semanas -, os gêmeos e as crianças com peso menor de 1 kg ou maior de 5 kg.
Outro estudo, do pneumologista Ubiratan de Paula Santos, acompanhou durante dois anos a saúde de 50 funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da capital paulista. Todos eles trabalhavam nas marginais Tietê e Pinheiros, duas das mais importantes vias da cidade. Eles não fumavam e nem eram asmáticos. Foi constatado que todos apresentavam elevação da pressão arterial e variação da freqüência cardíaca nos dias de maior poluição atmosférica. Deles, 33% apresentaram condições típicas de fumantes - redução da capacidade pulmonar e inflamação freqüente dos brônquios.
Outra pesquisa identificou que a poluição do ar pode ativar e acelerar o estreitamento das artérias do coração. Pesquisadores da University of Southern California, em Los Angeles (EUA), descobriram que a poluição atmosférica pode contribuir para os problemas cardiovasculares em um estágio inicial da doença, similar ao fumo.

Os grandes vilões

“Estamos em uma região muito grande e com uma frota veicular bastante densa”, comenta a gerente da divisão de tecnologia de avaliação da qualidade do ar da Cetesb, Maria Helena Martins.
Além da emissão dos carros, é preciso observar a questão meteriológica. “Nos dias de inverno cresce a concentração de poluentes, pois há pouco vento. Nos dias mais quentes, ensolarados e secos isso também é notável”, afirma.
Para Maria Helena, engana-se quem acredita que a ascensão do álcool contribuirá para a diminuição da emissão de gases poluentes. “Os veículos flex apresentam emissões de escapamento similares aos veículos comuns, independentemente do uso do álcool ou gasolina, já que o limite estabelecido é o mesmo, tanto para carros movidos a gasolina, quanto para os flex e os a gás (GNV). Os veículos movidos a álcool emitem praticamente os mesmo níveis de gás carbônico que os a gasolina”, explica.
Maria Helena diz que a grande vantagem do álcool é que ele é renovável. Diferentemente da extração do petróleo que retira o CO2 confinado no subsolo e o joga na atmosfera, o cultivo da cana de açúcar para extração de combustível líquido utiliza o ciclo natural do carbono. “A utilização do álcool é sempre benéfica pelo balanço positivo do CO2”, revela.
Mesmo diante de uma situação grave, o controle da poluição vem sendo fortalecido, o que contribuiu até para a sua diminuição. Na década de 1970, por exemplo, não havia o cuidado com as emissões na atmosfera paulistana. Já na década de 80, iniciou-se um controle desde a fábrica. “Hoje, existem catalisadores que diminuem a energia de ativação, facilitando a transformação de reagentes em produtos, conseqüentemente fazendo com que os escapamentos emitam menos gases pela queima de combustível. Os veículos, nacionais ou importados, não saem de fábrica se não forem inspecionados pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve)”, diz Maria Helena.
Como saídas, Maria Helena diz que o cidadão pode e deve contribuir para as reduções de emissões de gases nocivos à saúde. Para ela, além de colaborar com o rodízio de veículos, pode-se diminuir o uso dos carros, optar por programas de carona, evitar horários de pico, manter o veículo devidamente regulado, usar transporte público, abastecer com combustível de boa qualidade e desligar o motor quando parado.

Reciclagem de lixo: Exercício de cidadania


Embalagens de alimentos, caixas de leite longa-vida, garrafas plásticas, latinhas de refrigerante, restos de comida, baterias de celular e jornais velhos. No final do dia, tudo o que é descartado - cada paulistano produz diariamente 1,2 kg de lixo, em média - tem o mesmo destino: os lixões ou aterros sanitários.
O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, mas recicla menos de 5% do lixo urbano – valor muito baixo se comparado à quantidade de material reciclado nos Estados Unidos e na Europa (40%).
De tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35%, serem transformados em adubo orgânico.
O lixo é um problema relativamente recente, já que, há algumas décadas, era constituído basicamente por materiais orgânicos - facilmente decompostos pela natureza. Mas com a mudança nos hábitos, o aumento de produtos industrializados e o advento das embalagens descartáveis, o lixo tomou outra dimensão e sua "composição" também mudou.
Hoje, em vez de restos de alimentos, as lixeiras transbordam de embalagens plásticas (mais de 100 anos para decompor), papéis (de 3 a 6 meses) e vidro (mais de 4.000 anos).
Mas o problema não é, propriamente, a característica do lixo produzido, hoje, nos grandes centros urbanos, mas o destino dado a ele. Muitos desses materiais podem ser reaproveitados ou reciclados, diminuindo, assim, as enormes montanhas formadas nos lixões da cidade e, conseqüentemente, a degradação do meio ambiente.
Outro aspecto importante da reciclagem, além da consciência ecológica, é o fator social. A coleta de material reciclável é, muitas vezes, a única fonte de renda dos catadores. Só na cidade de São Paulo, há cerca de 20 mil em atividade – com ganho mensal médio de R$ 300,00.
De acordo com estudo feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), dos 8.000 moradores de rua que vivem no centro de São Paulo, mais de 3.000 vivem de recolher lixo reciclável.
Como a Prefeitura de São Paulo até agora não implantou nenhum programa oficial de coleta seletiva e reciclagem, muitas organizações não-governamentais, entidades sem fins lucrativos, empresas e a própria população têm se mobilizado para, na medida do possível, dar um tratamento adequado ao lixo produzido na cidade.
Alguns condomínios de São Paulo, preocupados com a questão ambiental, já encamparam a idéia da reciclagem e introduziram um programa de coleta seletiva. É o caso do Condomínio Saint Paul Ville, na Bela Vista, onde vivem cerca de 500 pessoas.
Há três anos, as crianças e adolescentes do prédio se mobilizaram para recolher latinhas de alumínio (cerveja e refrigerante). Em 99, os moradores decidiram formar uma comissão para elaborar um plano de trabalho, no qual, objetivos e as etapas do projeto foram estruturados. No Saint Paul, a coleta seletiva obedece a várias etapas. Num primeiro momento, apenas as latas de alumínio eram separadas do restante do lixo, por serem fáceis de manusear e pela alta aceitação no mercado. Depois as embalagens de plástico e as de longa-vida (Tetra-pak).
"Há dois tipos de coleta no prédio: a espontânea e a programada. Na espontânea, cada morador leva seu material à garagem e o deposita na lata. Na programada, toda segunda-feira, os funcionários recolhem os saquinhos com material reciclável, que é deixado pelos condôminos ao lado do latão de lixo, em cada andar", explica a assistente social, Odete Gebara, uma das integrantes da comissão de coleta seletiva do Saint Paul Ville.
Mas para passar da intenção à prática e evitar problemas provocados pela falta de informação, os condomínios têm à disposição várias organizações e instituições que prestam orientação, gratuitamente, sobre a implantação da coleta seletiva de lixo.
A ONG Instituto Gea, Ética e Meio Ambiente é uma delas. Formada há quase dois anos, pela comunicadora Ana Maria Domingues Luz e pela engenheira química Araci Musolino Montineri, o GEA presta atendimento à população, a condomínios, escolas e empresas, esclarecendo dúvidas e auxiliando na montagem de sistemas de coleta seletiva.
"Normalmente, a população tem uma enorme vontade de participar porque está preocupada com a questão do lixo, mas não sabe que não é tão fácil assim. Tem gente que acha que implantar coleta seletiva é comprar lixeiras coloridas. Só depois de amontoarem recicláveis, desordenadamente, é que descobrem que têm de organizar um lugar e juntar uma quantidade muito grande para que alguém venha recolher", diz Ana Maria.
O Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), associação sem fins lucrativos mantida por empresas privadas, também se dedica à promoção da reciclagem, seguindo o conceito de gerenciamento integrado do lixo. A associação tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância dos chamados "Três Rs": redução, reutilização e reciclagem de lixo, utilizando publicações, pesquisas técnicas e seminários.
"A mudança de hábito é a parte mais difícil. Requer um esforço, cujo tempo necessário varia bastante", diz o engenheiro químico André Vilhena, diretor executivo do Cempre.
Para implantar um programa de coleta seletiva é preciso ter bastante dedicação e empenho. Todo projeto é compreendido em, pelo menos, três etapas: o planejamento, a implantação e a manutenção. E para que a coleta funcione num condomínio, o programa nunca pode ser tocado por apenas uma pessoa. De acordo com as dicas fornecidas pela equipe do GEA, o sucesso dos programas depende da participação e do envolvimento de mais pessoas - três ou quatro, no mínimo.
"A única coisa que é indispensável é a vontade de fazer. Se não existe um grupo que quer levar o trabalho adiante, não tem como, a idéia morre. Se também não houver um grande cuidado em conscientizar os moradores, o programa vai para o brejo. Todas as outras coisas são contornáveis", afirma Ana Maria.

Além disto, a consultora do Gea diz que os condomínios devem gastar o mínimo possível, tentar equilibrar a quantidade de trabalho dos funcionários e facilitar a participação do condômino.

Planejamento – Antes de começar a coleta seletiva no condomínio, é indispensável conhecer bem o lixo "produzido" no local. Saber qual é a quantidade gerada, que materiais compõem o lixo e qual é a proporção de cada material - papel, plástico, vidro, alumínio ou orgânico. Além de "conhecer" o lixo, também é necessário se inteirar sobre as características do prédio - como o espaço físico e as rotinas de limpeza.
Definir que destino o material reciclável tomará, depois de selecionado, é outra atitude imprescindível. Em geral, eles podem ser doados ou comercializados. Seja qual for a decisão, o mais sensato é procurar conhecer bem o mercado de recicláveis.
"Quando a intenção do prédio for vender os recicláveis, é preciso pesquisar os valores antes, porque os preços de venda são baixos. Se for assim, pode ser frustrante. As pessoas acham que o dinheiro é proporcional à quantidade", esclarece Ana Maria.
Se o condomínio optar pela doação, elas podem ser encaminhadas para associações que vendem ou reaproveitam o material. Os sites do Gea e do Cempre têm uma lista de compradores e de organizações que recebem doação.
"Alguns condomínios comercializam e destinam o dinheiro obtido para o prédio ou para os funcionários. A nossa coleta não é para rentabilidade, mas ideológica. Optamos por não visar a parte econômica e assim, com a nossa doação, estimulamos a educação ambiental, diminuindo os lixões e melhorando a nossa qualidade de vida. É importante haver uma mudança de mentalidade para entender quais são os danos à natureza, quando o lixo não é devidamente destinado", diz Odete, do Condomínio Saint Paul.
Depois de ter, em mãos, todas as informações sobre o lixo, sobre o prédio e sobre o destino do material reciclável, o próximo passo é partir para a parte operacional do projeto. Neste momento, é importante decidir se todo tipo de lixo será coletado, quem fará a coleta, onde será estocado e para quem será doado ou vendido.
O Gea destaca, ainda, a importância da educação ambiental para que o projeto funcione. Moradores, funcionários da limpeza e empregadas domésticas devem, de maneira específica, ser informados, sensibilizados e mobilizados, seja por meio de cartazes, palestras, treinamento ou reuniões.
"Queremos sempre que o programa seja duradouro. Para isso, precisa ser muito bem estruturado", comenta Ana Maria.
A implantação – É neste momento que tudo começa a "acontecer" – da elaboração do material educativo ao treinamento dos funcionários, passando pelo acordo com compradores ou entidades, que receberão o lixo selecionado.
Depois de tudo acertado, a inauguração do programa pode ser marcada por um grande evento, como uma festa. O tom de alegria ajuda na transmissão das principais informações.
No Saint Paul, o início da primavera foi comemorado com uma festa que lembrou o tema "coleta seletiva". A programação incluiu uma palestra sobre o meio ambiente; oficinas de reciclagem, onde foram fabricadas cestas de jornal; além da projeção de vídeos sobre o assunto.
"Para incentivar a campanha de coleta seletiva, temos de fazer comemorações e envolver a comunidade por meio de atividades", diz Odete.
A manutenção – Para que, depois de implantado, o projeto de coleta seletiva não perca a "força", é importante continuar planejando atividades de informação e sensibilização entre os moradores e funcionários. Fazer com que as informações sobre os resultados e o andamento do programa sejam de conhecimento geral é fundamental para a manutenção dele.
"Normalmente, quem toma parte num programa ambiental, por conta do lixo, começa a se envolver em todos os sentidos. Abre os olhos para o que nunca tinha percebido e começa a tomar consciência de outras coisas, como: a água, a energia e esgoto", acredita Ana Maria.
Dicas rápidas
Toda embalagem reciclável, antes de ser jogada no lixo seletivo, deve ser lavada para não atrair insetos, nem ficar com cheiro forte, enquanto estiver armazenada no prédio;
Para tirar o grosso da sujeira das embalagens que serão destinadas à coleta seletiva, aproveite a água servida da pia da cozinha. Isso também faz parte do comportamento ecológico, porque a água é um recurso cada vez mais escasso;
· a compra de lixeiras especiais é dispensável, pelo menos no momento inicial do projeto. Evite gastos!
· qualquer cantinho disponível, na garagem ou espaços livres debaixo das escadas, é suficiente para armazenar o material reciclável do prédio;
· os restos de alimento também podem ser reciclados. Com poucos recursos é possível transformá-los em adubo;
· não jogue as baterias de celular no lixo comum. As empresas produtoras já estão se responsabilizando pelo recolhimento;
· as pilhas usadas, embora tenham substâncias tóxicas, infelizmente ainda não têm um destino adequado. Por enquanto, têm de ser jogadas no lixo comum. Evite acumulá-las para não haver contaminação;
· não separe o lixo sem ter planejado primeiro para onde mandar.

Fonte : Revista Direcional Condomínios. Matéria de Beatriz Lima.
www.direcionalcondominios.com.br
Dicas para implantar visite http://www.reciclandosp.hpg.ig.com.br/

Serviços:
Instituto Gea, Ética e Meio Ambiente
(11) 3058-1088
www.institutogea.org.br institutogea@uol.com.br

Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem)
(11) 3889-7806
www.cempre.org.br
cempre@cempre.org.br

MATERIAIS

Papel
Decomposição: 3 a 6 meses
Não é reciclável: vegetal, celofane, encerados, papel-carbono, fotografias, papéis sanitários usados e fraldas descartáveis.
Vantagens da reciclagem: preservação de recursos naturais, economia de água e energia.

Plástico
Decomposição: mais de 100 anos
Não é reciclável: celofane, embalagens plásticas metalizadas e plásticos usados na indústria eletroeletrônica e na produção de computadores, telefones e eletrodomésticos.
Vantagens da reciclagem: em lixões, o plástico pode queimar, indevidamente, e sem controle. Em aterros sanitários, dificulta a compactação e prejudica a decomposição dos elementos degradáveis.

Vidro
Decomposição: mais de 4.000 anos
Não é reciclável: espelhos, vidros de janelas e de automóveis, tubos de televisão e válvulas, ampolas de medicamentos, cristal, vidros temperados planos ou de utensílios domésticos.
Vantagens da reciclagem: pode ser reutilizado porque sua esterilização tem alto grau de segurança.

Metais
Decomposição: não se decompõem
Vantagens da reciclagem: evita a retirada de minérios do solo, minimizando o impacto ambiental acarretado pela atividade mineradora, e reduz o volume de água e energia necessário para a produção de novos produtos.

Lixo orgânico
Decomposição: 6 a 12 meses
Vantagens da reciclagem: a compostagem de resíduos orgânicos -adubo com grande capacidade de reposição de sais minerais e vitaminas.

Desperdício de papel e medidas para o uso racional


Entre as questões ambientais, um dos maiores problemas verificados na atualidade é a geração de um grande volume de resíduos. Isto se deve ao incentivo desenfreado do consumo de produtos típicos da vida moderna, que acabam poluindo o solo e os rios como conseqüência de sua disposição final inadequada. Tal crescimento é verificado em todos os setores, sendo que o descarte de papel é o que vem apresentando maiores índices de crescimento.
Tem-se verificado que o desperdício de papel nos escritórios pode ser facilmente observado nas salas onde ficam as impressoras e o “xérox”. Muitas vezes se vêem cópias minimamente defeituosas ou folhas apenas com o nome do usuário da rede que mandou imprimir seus relatórios ou trabalhos. No Brasil, e em todo o mundo, a quantidade de folhas jogadas diariamente no lixo é assustadora. Maior ainda é a surpresa ao sabermos que praticamente nada é reciclado.
Para se produzir uma tonelada de papel virgem é utilizada 15 árvores e consumidos 100.000 litros de água. Sendo o papel um recurso reutilizável pela reciclagem, a coleta seletiva proporciona uma diminuição significativa desse resíduo, contribuindo assim para a preservação de recursos naturais e economia de fontes não-renováveis. Sabe-se hoje que produzir papel a partir de papel “velho” consome cerca de 50% menos energia: utiliza-se 50 vezes menos água, além de reduzir a poluição do ar em 95%. Considere-se ainda o destino final dos resíduos no Brasil: 76% céu aberto; 13% aterro controlado; 10% aterro sanitário; 09% usina de compostagem; 01% usina de incineração.
Portanto, é preciso batalhar para conscientizar seus colegas e chefes que é necessário e urgente fazer uso racional de papel em sua empresa. Não é porque a reciclagem está em alta que vamos esquecer que antes do "R" da reciclagem vem os "Rs" da redução e da reutilização dos materiais. Em muitos casos, a coleta seletiva de papéis pode ser realizada com a implementação de práticas de educação ambiental e com a promoção da conscientização e mudança de hábitos nas comunidades ou na equipe de funcionários de uma empresa, desenvolvendo atitudes de não desperdício e uso racional de papéis.
O problema é tão grave que a Câmara de Belo Horizonte adotou um novo procedimento na elaboração de projetos e nos pareceres em tramitação que são disponibilizados pela internet. Isso porque após as emendas alguns projetos podem usar mais de 50 páginas. A nova tecnologia permite uma economia de R$ 150 mil por ano, gastos anteriormente com papel e cópias xérox necessárias ao acompanhamento da tramitação dos projetos pelos parlamentares. Ganha o cidadão, que terá acesso gratuito às informações; e o meio ambiente, que tem seus recursos poupados.
O mesmo foi realizado em uma das unidades da Universidade de São Paulo, em um programa implementado por uma equipe formada por docentes, funcionários e alunos que organizam e executam as atividades. São realizadas palestras de orientação sobre as atividades do programa nos diferentes setores e parte do papel é usada para confeccionar blocos de rascunho que são distribuídos à comunidade. O recurso financeiro obtido com a venda é revertido para a manutenção e continuidade do projeto. Em pouco tempo do programa foi para a reciclagem 3.496 Kg de papéis.
No entanto, essa atitude deve ser pessoal. Não podemos ficar passivos frente a uma atitude sem propósito como o desperdício. Pergunta-se então: como evitar essa prática? a) analise os motivos do desperdício e combata-os - a economia que poderá ser feita é um ótimo argumento; b) convide os profissionais a conhecerem a "salinha do Xérox" que é o principal local onde reside o problema; c) Reduza o uso de papel: revise texto no computador antes de imprimir e faça apenas o número necessário de cópias; d) Reutilize - use as duas faces da folha de papel para escrever, imprimir e fazer cópias; e) Reaproveite - envelopes, sacolas, papéis de embrulho e embalagens; f) compare o custo do papel reciclado com o virgem - existem papéis reciclados sem apelo de marketing; g) selecione - separar o material é fundamental, não misturando, por exemplo, copinhos sujos de café - é possível vendê-los em “Bolsas de Resíduos”; ou você pode entrar em contato com alguma entidade ou cooperativa de catadores para que eles recolham o material periodicamente; e h) não aceite folhetos na rua ou no carro se não forem de seu interesse.
Fica sempre aquela pergunta: o que eu tenho a ver com tudo isso? Empresas responsáveis entram em um seleto grupo de organizações com boa visibilidade junto a formadores de opinião. Tem benefícios como: fidelidade do cliente, vendas maiores, menores taxas de juros nos bancos, entre outros. Cada vez que contribuímos com novas propostas e atitudes, o mundo se modifica. Passe essa idéia adiante!

Publicação original em: INFORMACIRP, RIO POMBA, DEZEMBRO DE 2008.
* Por Maurício Novaes Souza em http://mauriciosnovaes.blogspot.com
http://www.cnpma.embrapa.br/down_hp/408.pdf

Reduza o consumo de papel


Movimentos ambientalistas denunciam que a região sul do Rio Grande está sob séria ameaça de transformar-se num imenso “deserto verde” com maciça plantação de eucaliptos.
Mas afinal o que significa um “deserto verde”?
Significa transformar grandes propriedades especializadas no cultivo de um único produto, muita mecanização (logo pouquíssima mão-de-obra), uso intenso de agrotóxicos e sementes trangênicas.
O plantio de eucalipto para as indústrias de celulose e papel está sendo apregoado como a salvação da economia do sul do estado, mas omite-se o mal que está sendo escondido da opinião pública.
Pouco se fala, na grande mídia, dos problemas ambientais e sociais que as fazendas de reflorestamento causam. O reflorestamento oferece pouca oferta de empregos e causa perda na biodiversidade da região.
O eucalipto danifica o solo definitivamente, depois de plantado suas raizes penetram nos lençõis freáticos prejudicando o abastecimento de água da região de maneira significativa, pois cada pé de eucalipto consome cerca de 30 litros de água ao dia. Córregos, riachos, arroios e outros mananciais da região poderão secar e a falta d’água não afetará apenas as populações e animais da região, ela impedirá a produção de qualquer tipo de alimento! E com o assoreamento dos rios, causados pela seca seca dos córregos, isso afetará a produtividade de outras regiões além das plantadas com eucaliptos Como o eucalipto é uma planta australiana, não é nativa da América do Sul, causa redução na biodiversidade da nossa flora e fauna. As indústrias de papel também ficam vulneráveis a acidentes ambientais graves, como ocorreu na Fábrica Cataguazes de Papel, em Cataguazes (MG). O rompimento de uma lagoa de tratamento de efluentes provocou o derramamento de cerca de 1,2 bilhão de litros de resíduos tóxicos no Córrego Cágados, que logo chegaram aos rios Pomba e Paraíba do Sul. A contaminação atingiu oito municípios e deixou cerca de 600 mil habitantes sem água. Com a morte dos peixes, pescadores e populações ribeirinhas ficaram sem seu principal meio de subsistência.
Mas os defensores dessa atividade econômica dizem que é “uma grande oportunidade” pois o mundo quer mais papel.
O que as pessoas comuns podem fazer, afora protestar e exigir que sejam ouvidos?
Acreditamos que também devem consumir menos papel.
Consumimos muito e desnecessariamente, consumindo menos poderemos fazer com que o “mercado” não seja tão ávido por celulose e papel, como dizem as papeleiras.

E não esqueçam: uma monocultura de árvores exóticas nunca será uma floresta, mas estimulará a derubada das florestas nativas!

Fonte:http://poavive.wordpress.com

Afundando em plástico !!!!


Taxadas como uma das grandes vilãs do meio ambiente neste início de século, as sacolas plásticas se amontoam nos lixões do país, bóiam nos nossos mares e rios ou se espalham pelas ruas das cidades. Afinal, o que você faz com a sacola plástica do mercado?
Para movimentar a discussão, surgiram os plásticos oxibiodegradáveis, com a promessa de se decomporem em até 18 meses. Eles chegaram ao mercado como a solução de todos os problemas ambientais, mas são seriamente criticados e postos à prova pelos especialistas, incluindo fabricantes dos plásticos tradicionais.
O professor de engenharia ambiental da Escola Politécnica da UFRJ Haroldo Mattos de Lemos, é enfático ao dizer que não existe plástico oxibiodegradável. “Não é biodegradável porque não entra em nenhum processo biológico. Eles usam aditivos que fazem com que o plástico se esfarele rápido, mas ele não se degrada totalmente. O nome é impróprio”, observa Lemos, que preside Instituto Pnuma Brasil. Haroldo de Lemos lembra que em fevereiro deste ano, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) editou nova norma sobre as nomenclaturas dos plásticos com objetivo de determinar o que é realmente biodegradável.
Presidente do Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos (Plastivida), o engenheiro químico Francisco de Assis Esmeraldo informa que foi assinado um compromisso com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para que os estabelecimentos de todo país só comprem sacolas plásticas aprovadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (InMetro). Ele também reforça a inexistência do tal plástico oxibiodegradável.
Um produto químico quebra a estrutura molecular, tornando o material degradável. Esse processo se faz com a presença do oxigênio, por isso o nome “oxi”, pois é um processo de oxidação. No caso do suposto oxibiodegradável, as fábricas colocam aditivos na fórmula do plástico que quebram as cadeias moleculares mais rapidamente. “É como se você colocasse a sacola no triturador. Ela permanece na natureza como pó, com as mesmas características e levará as mesmas centenas de anos para se degradar”, explica Esmeraldo.
Já na biodegradação todo material é transformado em CO2 e água. O engenheiro químico observa ainda que a palavra “biodegradável” é muito sedutora e que os fabricantes se valem desse jogo de palavras para iludir a população.

Poluição invisível

Você pode perguntar: mas não é bom que o plástico suma? Depende. Os aditivos usados para catalisar o processo de “degradação” são, geralmente, compostos por metais de transição ou metais pesados que têm um impacto ambiental sério. “Ninguém sabe exatamente os impactos que o plástico oxibiodegradável acarretará, mas ele foi lançado como a salvação da lavoura”, critica a técnica em química Cristiana Passinato.
Para ela, o pior é o resíduo dos catalisadores químicos usados na aceleração do processo de decomposição. “Nos lixões, por exemplo, o solo é contaminado por esses metais pesados, assim como os arredores. Esta questão é ignorada e jogada para debaixo do pano. O impacto tem que ser citado e esses aditivos devem ser substituídos”, alerta.
“O problema não é mais visto, mas ele continua lá”, observa Haroldo Mattos de Lemos, presidente do Instituto Pnuma Brasil. O grande apelo dos fabricantes desse tipo de plástico é a possibilidade de desaparecimento em um ano e meio, e não mais em séculos, que gera uma sensação de solução. O possível desaparecimento pode acirrar o consumo indiscriminado do plástico. “Pensa-se unitariamente, e se esquece do montante acumulado com o tempo”, alerta Cristiana Passinato.
Um ponto levantado por Haroldo de Lemos e que pode parecer controverso é que se o plástico degradar rapidamente, liberando gases que acentuam o efeito estufa, ele contribuirá para o aquecimento global e mudanças climáticas, problemas ambientais imediatos e atuais. Desta forma, o plástico oxibiodegradável mais uma vez não pode ser visto como tão benéfico assim. “Quanto mais esse processo de decomposição demorar, menos emissões ocorrerão”, conclui Haroldo de Lemos.
Fonte:http://www.fiocruz.br/jovem/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=70&sid=2

Consumo Consciente de Embalagens - o que é isso?


Consumo consciente de embalagens é pensar no meio ambiente quando você está fazendo compras e avaliar se as embalagens que está levando para casa junto com os produtos que adquiriu são mesmo necessárias ou feitas de materiais ambientalmente amigáveis - material reciclado, feito de fontes renováveis, fáceis de reciclar ou que possibilitem sua reutilização.
Consumir embalagens de maneira consciente é evitar comprar produtos "superembalados" e, sempre que possível, dar preferência a bens não-embalados (como, por exemplo, alimentos frescos). É pegar um guardanapo do porta-guardanapo em lugar de aceitar um que venha dentro de um saquinho de plástico. É evitar embalagens demais, do tipo "caixinha-dentro-de-um-saquinho-dentro-da-sacola-dentro-do-sacolão", que geram uma quantidade enorme de lixo. É levar sua sacola retornável para diminuir seu consumo de sacolas plásticas e pedir que o empacotador utilize toda a capacidade da sacolinha - além de exigir que o lojista ofereça sacolas resistentes, dentro das especificações técnicas de qualidade.
É também procurar comprar produtos em embalagens que tragam quantidades adequadas para sua família (por exemplo: se a sua família é grande, compre as bebidas nas embalagens maiores; se for pequena, evite as embalagens grandes e, conseqüentemente, o desperdício). É saber que há diversos produtos que vêm concentrados, contendo em apenas uma embalagem o equivalente a muitas delas do produto normal. É não comprar embalagens descartáveis de refrigerantes e bebidas quando houver a possibilidade de comprá-las em vasilhames retornáveis. É preferir produtos que ofereçam a opção de refil - e assim ajudar a economizar os recursos naturais na fabricação de novas embalagens.

A geração de resíduos cresce com o aumento do consumo - e as embalagens são o maior indicador desse crescimento. Quanto maior o consumo, maior a produção de embalagens. E embalagem é algo pelo que você paga, leva para casa e joga fora. O consumo consciente de embalagens é levar em conta que toda embalagem que vai de carona em nossas compras tem um impacto na natureza - seja na sua fabricação ou no seu descarte.
Olhe em volta dos produtos que você está comprando e pense: essa embalagem é a melhor alternativa para o meio ambiente? Procure saber mais sobre opções ambientalmente amigáveis e sobre consumo consciente! Pratique! Dê o exemplo! O planeta agradece!

A escolha é sua; O planeta é nosso!

Qual é o impacto das embalagens no meio ambiente?

Hoje, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Cerca de 80% das embalagens são descartadas após usadas apenas uma vez! Como nem todas seguem para reciclagem, este volume ajuda a superlotar os aterros e lixões, exigindo novas áreas para depositarmos o lixo que geramos. Isso quando os resíduos seguem mesmo para o depósito de lixo...
Recentemente, foi descoberta uma enorme quantidade de lixo boiando no meio do oceano Pacífico - uma área igual a dois Estados Unidos. Esse grande depósito de entulho se formou com o lixo jogado por barcos, plataformas petrolíferas e vindos dos continentes, sendo reunido devido às correntes marítimas. Acredita-se que lá exista algo em torno de 100 milhões de toneladas de detritos .Uma boa quantidade é composta de embalagens e sacolas plásticas. Estima-se que resíduos plásticos provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos (Fonte: Revista Istoé, edição 1997 - "A sopa de lixo no Pacífico").
No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens. São 25 mil toneladas de embalagens que vão parar, todos os dias, nos depósitos de lixo. Esse volume encheria mais de dois mil caminhões de lixo, que, colocados um atrás do outro, ocupariam quase 20 quilômetros de estrada.
Ou seja, as embalagens, quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de maneira regular ou irregular - em lugar de serem encaminhadas para reciclagem - contribuem e muito para o esgotamento de aterros e lixões, dificultam a degradação de outros resíduos, são ingeridos por animais causando sua morte, poluem a paisagem, causam problemas na rede elétrica (sacolas que se prendem em fios de alta tensão), e muitos outros tipos de impactos ambientais menos visíveis ao consumidor final (o aumento do consumo aumenta a demanda pela produção de embalagens, o que consome mais recursos naturais e gera mais resíduos).
Todo esse impacto poderia ser diminuído ou eliminado, basicamente, por meio da redução do consumo desnecessário e correta separação e destinação do lixo: compramos somente aquilo que é necessário, reutilizamos o que for possível e mandamos para reciclagem materiais recicláveis e para a compostagem os resíduos orgânicos.


Decomposição dos materiais

Material
Tempo de decomposição na natureza

Papel
De 3 a 6 meses

Tecidos
De 6 meses a 1 ano

Metal
Mais de 100 anos

Alumínio
Mais de 200 anos

Plástico
Mais de 400 anos

Vidro
Mais de 1000 anos


Fonte: "Manual de Educação - Consumo Sustentável" - MMA e IDEC.


PLÁSTICOS: USOS E DEGRADABILIDADE

http://www.cetesb.sp.gov.br/noticentro/2007/08/eloisa_elena.pdf
http://www.planetaorganico.com.br/energiasrenov.htm

Nosso Planeta é a Casa da Humanidade !!!!



A personificação da Terra é conhecida como teoria Gaia. Gaia é a deusa da Terra na mitologia grega e romana -- a "Mãe Terra!"
Os esotéricos ensinam que "Gaia", a deusa Terra, somos nós e nós somos ela. Acreditam que todos são um, pois todos surgiram supostamente de uma única célula (monogênese).

Gaia é uma palavra grega que significa grande mãe terra. Ela também é usada para designar um conjunto de hipóteses ecológicas que propõem a reunião das partes vivas (biomassa, indivíduos) com as partes não vivas da Terra. Esse complexo sistema é resumido como um único super organismo. http://blogdosaulomarques.blogspot.com/

Gaia foi também, a profetiza original do centro de advinhação da Grécia Antiga: o Oráculo do Delfos. O Oráculo, considerado o umbigo da Terra, situava-se onde a sabedoria da terra e da humanidade se encontravam.

Gaia é o ser primordial de onde todos os outros Deuses se originaram, mas sua adoração entrou em declínio e foi suplantada mais tarde por outros deuses. Na mitologia romana é conhecida como Tellus. Gaia é a energia da própria vida, Deusa pré-histórica da Mãe Terra, é símbolo da unidade de toda a vida na natureza. Seu poder é encontrado na água e na pedra, no túmulo e na caverna, nos animais terrestres e nos pássaros, nas serpentes e nos peixes, nas montanhas e nas árvores.

Como se respondesse a nossa atual crise de meio ambiente, o nome Gaia se escuta hoje em dia por todas as partes. Existe a "Hipótese de Gaia" do físico James Lovelock, que propõe que o planeta terra seja um sistema auto-regulado; a "consciência de Gai", que instiga para que a terra e suas criaturas sejam consideradas um todo e simplesmente e o termo "Gaia", que expressa reverência faz do planeta um ser vivo de que toda a vida depende. A esse fenômeno está associada a idéia que só uma personificação do planeta pode devolver-lhe uma identidade sagrada, de modo que seja possível estabelecer uma nova relação entre os seres humanos e o mundo natural.
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Tá na hora de decidir o que vamos querer que aconteça com o nosso Planeta. Não dá mais pra ficar em cima do muro. Ou você preserva, ou faz parte da destruição. QUAL É A TUA???????


O FUTURO É HOJE !!!